Da viola caipira à dança russa, 36ª Festa das Nações tem programação cultural intensa

Caterpillar: 65 anos de Brasil e mais de 30 como parceira da Festa das Nações
6 de maio de 2019
Rainhas da 36ª Festa das Nações
Rainhas da 36ª Festa das Nações desfilam amanhã, 11/05
10 de maio de 2019
Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresentará no sábado, 18, e no domingo, 19

Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresentará no sábado, 18, e no domingo, 19

Garanta seu lugar em frente ao palco porque a programação cultural da 36ª Festa das Nações está cheia de atrações. Tem música caipira, chorinho, dança latina, portuguesa, italiana, do ventre, russa, além de manifestações como o maracatu e, claro, a Congada do Divino. As Rainhas da festa, todas voluntárias, também se apresentam. A Festa das Nações acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central, em Piracicaba.

Maracatu Baque Caipira é uma das atrações da 36ª Festa das Nações

Maracatu Baque Caipira é uma das atrações da 36ª Festa das Nações

O primeiro dia, quarta-feira, 15/05, terá show das Rainhas, seguido da apresentação do grupo de danças japonesas Kimie Buyoo. O Quarteto Wagner Silva fecha o primeiro dia.

Na quinta, 16/05, após a apresentação das Rainhas, o palco da festa dá espaço para os bailarinos do Centro de Dança Pasion Latina e Cia Baila a lo Cubano. A Banda Instrumental Eloy Porto e Brasuká Sexteto, de jazz, fecha a noite.

Depois das Rainhas, na sexta, 17/05, o público poderá conferir o show do Grupo de Danças Folclóricas Casa de Portugal e, na sequência, a Orquestra de Viola As Piracicabanas.

No sábado, 18/05, a Festa começa às 11h e a primeira apresentação do dia será do Grupo Karon Cali de Dança Típica Árabe, às 12h. Na sequência, o espaço é da Banda Choro de Saia, Maracatu Baque Caipira, dança alemã com o Grupo Folclórico Grüne Stadt. Para as 19h está marcado um show de danças típicas coreanas, seguido da apresentação das Rainhas, outra de dança gaúcha, com o CTG Meu Pago. Às 22h, a Festa das Nações recebe pelo segundo ano a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que encerra a noite.

No dia 19, domingo, o Grupo de Congada do Divino Espírito Santo abre os shows, às 11h. Na sequência tem apresentação musical Aprendendo com a Música, projeto da Associação Atlética Educando pelo Esporte. Depois, o Grupo de Danças Típicas Bairro Santana e Grupo Santa Olímpia de Dança Folclórica. Quem perdeu a Orquestra Paulistana de Viola Caipira no sábado pode aproveitar um segundo show do grupo no domingo, às 14h.

Orquestra de Violas As Piracicabanas

Orquestra de Violas As Piracicabanas

Às 15h tem dança folclórica italiana com o grupo Nostra Itália e dança russa com a Companhia Balalaika. Os músicos da Orquestra Educacional de Piracicaba sobem ao palco às 17h e as Rainhas encerram a programação cultural da 36ª Festa das Nações às 18h.

REALIZAÇÃO – A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), com uma parte dos recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico.

Os patrocinadores são a Caterpillar e Hyundai Motor Brasil (patrocínio Ouro), Chopp Germânia (patrocínio Prata), Arcelor Mittal, CJ do Brasil, Gás Express, Maravilhas do Lar, OJI Papéis Especiais, Sicredi e Unimed Piracicaba (patrocínio Bronze), com apoio da Águas do Mirante, Comgás, Delphi Technologies, Elring Klinger do Brasil e Grupo Pirasa. Apoio institucional: Net Claro.

SERVIÇO – 36ª Festa das Nações de Piracicaba. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A venda antecipada acontece pelo site www.aloingressos.com.br. Todas as informações sobre a festa estão no site; http://www.festadasnacoespiracicaba.com.br/

Insta: @festadasnacoesdepiracicaba

Facebook: festadasnacoesdepiracicaba

Confira a programação completa da 36ª Festa das Nações de Piracicaba

15/05 – Quarta-feira

20h – Abertura oficial – Rainhas

21h – Grupo Kimie Buyoo de Danças Japonesas

Apresenta danças folclóricas, com movimentos que representam o trabalho nas plantações de arroz, nas colheitas, minas de carvão, pescarias, ao mesmo tempo em que agradecem a natureza pelo sol, pela chuva e pela boa colheita.

22h – Quarteto Wagner Silva

 

16/05 – Quinta-feira

20h – Rainhas

21h – Centro de Dança Pasion Latina e Cia Baila a lo Cubano

O Centro de Dança Pasión Latina e a Cia de Dança Baila a lo Cubano divulga, fomenta e recria a cultura afro-latino-americana e popular cubana. Suas obras coreográficas vão do afro, jazz aos ritmos latinos.

22h – Banda Instrumental Eloy Porto e Brasuká Sexteto (Jazz) – Eloy Porto traz como destaque nesse trabalho as influências do samba, do choro e da gafieira. O Eloy Porto Sexteto faz-se acompanhar de grandes músicos com intensa vivência artística e pesquisa sobre o gênero brasileiro.

 

17/05 – sexta-feira

20h – Rainhas

21h – Grupo de Danças Folclóricas Casa de Portugal

O grupo tem o objetivo de divulgar o folclore português ao povo brasileiro e manter vivas as tradições da Pátria-Mãe junto aos imigrantes. Composto atualmente por 48 pessoas, entre dançarinos, músicos e apoio, realiza um show muito alegre e dinâmico com o que há de mais representativo no folclore de norte a sul de Portugal.

22h – Orquestra de Viola: As Piracicabanas

A Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas tem o objetivo de incentivar e cultivar a genuina música raiz/caipira. Com a viola caipira como foco, o repertório traz sucessos como Rio de Lágrimas, de Lourival dos Santos e Tião Carreiro, e muitos outros clássicos.

 

18/05 – sábado

12h – Grupo Karon Cali de Dança Típica Árabe (foto)

A Cia Karon Kali, criada em 1999, apresenta desde a dança do ventre clássica e principais folclores até dança do ventre moderna e estilizada, divulgando a magia desta arte milenar e todos os seus benefícios para o maior número de mulheres.

1749Dom20FesNac18(FotoPerigo)

13h – Banda Choro de Saia

A proposta do grupo Choro de Saia é difundir o repertório de compositores renomados do choro e da MPB. As apresentações são uma combinação de letras alegres e marcantes de diversas canções da MPB e da execução refinada de choros tradicionais e modernos.

14h – Maracatu Baque Caipira

O Baque Caipira é uma manifestação cultural reconhecida por suas apresentações, vivências e oficinas, assim como seus encontros e ensaios que são realizados em espaços públicos da cidade. A apresentação na Festa das Nações tem como fundamento manifestar a grandeza dessa miscigenação cultural entre nordeste e o sudeste.

17h – Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt

O grupo pertence ao Centro Universitário de Maringá (PR) – Unicesumar. É considerado, desde o início da década de 1990, como um dos principais grupos folclóricos de etnia alemã do Brasil. Hoje, possui quase 100 integrantes, sendo dividido em Grupo Adulto, Grupo Infantil, Bandinha Típica e Orquestra Grüne Stadt.

19h – Apresentação de grupo de danças típicas Koreanas

20h – Rainhas

21h – CTG Meu Pago – Dança Gaúcha

O CTG Meu Pago é formado basicamente por jovens, filhos de gaúchos, sendo esses sócios ou fundadores da entidade tradicionalista. A instituição filantrópica tem como objetivo manter viva a chama do tradicionalismo gaúcho no Estado de São Paulo por meio da dança, música e poesia.

22h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira

O grupo sob formação orquestral executa unicamente a viola de 10 cordas, a viola caipira, ícone da musicalidade rural no Brasil. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age.
19/05 – domingo

11h – Grupo de Congada do Divino Espírito Santo

A Congada de Piracicaba existe há mais de um século, surgindo a priori, como um grupo de pessoas que se reuniam nos meses que antecediam a festa em louvor ao Divino Espírito Santo, na qual fiéis, foliões, religiosos e marinheiros compunham uma Folia do Divino e visitavam as casas das zonas rural e urbana, onde eram recebidos pelos devotos para os rituais religiosos.

12h – Apresentação musical Aprendendo com a Música

O projeto Aprendendo com a Música é desenvolvido pela Associação Atlética Educando pelo Esporte.Utiliza instrumentos diversos, como flauta doce, fanfarra, violão, instrumento de sopro (madeiras: flauta transversal, clarinete, sax-alto e tenor) e metais: trompete, trombone e bombardino.

13h – Grupo de Danças Típicas Bairro Santana

Formado há 41 anos, tem como objetivo cultivar, manter e divulgar a tradição trentino-tirolesa trazida pelos antepassados vindos de Trento (cortesano). São seis grupos com faixa etária de 4 a 72 anos, num total de 75 integrantes.

13h30 – Grupo Santa Olímpia de Dança Folclórica

O Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas mantém a tradição dos imigrantes tiroleses por meio de um repertório de danças típicas folclóricas, que são a maior expressão da alegria e liberdade do povo tirolês.

14h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira

O grupo sob formação orquestral executa unicamente a viola de 10 cordas, a viola caipira, ícone da musicalidade rural no Brasil. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age.

15h – Grupo de Dança Folclórica Nostra Itália
O grupo mantém as tradições culturais e folclóricas italianas. É formado por descendentes de várias regiões da Itália. Conta com vários acessórios para a realização de suas demonstrações de dança, tais como pandeiros trazidos da Itália, e acessórios cenográficos, como o tacho de amassar uvas.

16h – Rainhas (encerramento)

17h – Orquestra Educacional de Piracicaba

A Orquestra Educacional de Piracicaba oferece acesso e oportunidade às pessoas para o desenvolvimento e aprimoramento técnico, musical e pessoal. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos, como música popular brasileira, pop-rock, jazz e trilha sonora.

18h – Companhia Balalaika – Grupo de Dança Folclórica Russa

A Companhia Balalayka de Danças e Folclore da Rússia tem um importante projeto educativo e cultural, divulgando e preservando, as tradições, a culinária e o folclore da Rússia. Leva ao palco as características da dança russa: graça e leveza dos passos femininos e os precisos e acrobáticos passos masculinos.

(Programação sujeita a alterações)

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *