Cesac apresenta a gastronomia do Oriente Médio com o Restaurante Nações Árabes

bandeira-espanha-4f104d5e8cca9
Creche Amas “Marshlea Dawsey” apresenta o Restaurante Espanha na Festa das Nações
11 de maio de 2017
IMG_7166
Rainhas fazem tour por Piracicaba e Águas de São Pedro neste sábado (13)
13 de maio de 2017
Cesac

Por Matheus Souza/Ascom Fenapi

Entidade sediada no bairro do Jaraguá, o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) chega a mais uma edição da Festa das Nações à frente do Restaurante Nações Árabes, reunindo os sabores inigualáveis do Oriente Médio a uma corrente de solidariedade mantida pelos cerca de 350 voluntários presentes na 34ª edição do evento, que acontece entre 17 e 21 de maio no Engenho Central.

A história do Cesac começa na metade da década de 1960 com a iniciativa do monsenhor e atual pároco emérito da Igreja São José, Luiz Gonzaga Juliani. Ao identificar que a paróquia estava instalada numa região envolta por muitos bairros, carentes à época, lançou mão de iniciativas que oferecessem mais oportunidades à população. Das aulas de datilografia iniciais, as ações foram se expandindo, até a inauguração da sede da instituição, em 1967.

“Por anos, as atividades eram desenvolvidas visando à comunidade da paróquia, mas com o passar do tempo e com as mudanças na legislação na área da assistência social, o Cesac precisou ir adequando suas finalidades estatutárias, para atendimento as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões da cidade”, explicou a assistente social da entidade, Ilma Spadotti.

A Rainha das Nações Árabes, Amira Zaatar

A Rainha das Nações Árabes, Amira Zaatar

A entidade concentra esforços atualmente em quatro iniciativas: a Creche “Maria Maschietto Juliani”, com capacidade de atender até 150 crianças com idades entre 02 e 04 anos, em período integral; o Projeto Gerações (750 atendimentos), voltado a atividades sócio educativas para crianças, adolescentes, idosos e suas respectivas famílias encaminhadas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

A instituição ainda mantém o Programa de Desenvolvimento de Habilidades (870 atendimentos) destinado à descoberta e desenvolvimento de habilidades e potencialidades entre participantes de Programas de Transferência de Renda como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e BPC- Benefício de Prestação Continuada e, por último, o Banco de Alimentos, que distribui alimentos não-perecíveis a entidades e indivíduos do município de Piracicaba, que somente em 20117 concentrou 472 atendimentos.

O Cesac participa da Festa das Nações desde sua primeira edição. “A importância de se estar presente a cada ano no evento é a questão de se fazer parte de uma verdadeira festa de confraternização, bem como um festival de gastronomia e solidariedade humana”, explicou Ilma. Solidariedade que aparece no trabalho dos 350 voluntários que estarão presentes nos cinco dias do evento.

No cardápio, os destaques ficam a cargo do Arroz com Carneiro, Arroz Sírio, Charuto de Folha de Uva e Folha de Repolho, Homus (pasta de grão de bico temperada com molho de gergelim, limão e alho) e a tradicional coalhada Seca.

Sobre a 34ª Festa das Nações

Realizada desde 1983, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes é revertida integralmente às suas entidades responsáveis.

Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, o evento é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.

Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.

Saiba mais em: http://facebook.com/festadasnacoesdepiracicaba

Restaurante Nações Árabes  – Cardápio

Entradas

* Kibe frito Recheado com carne moída
* Kibe cru Carne moída e trigo, acompanhada de hortelã, cebola e azeite
* Esfiha fechada de carne / * Pão Sírio / * Coalhada seca
* Homus Pasta de grão de bico temperada com molho de gergelim, limão e alho

Chich barak

Chich barak

Pratos Quentes

* Arroz com carneiro Arroz, grão de bico, pedaços de carneiro na manteiga e amêndoas
* Arroz marroquino Arroz, carne moída, frango desfiado e amêndoas
* Charuto – folha de uva Folha de uva recheada com carne moída e arroz
* Charuto – repolho Folha de repolho recheada com carne moída e arroz
* Chich Barack Chapeuzinhos de carne cozidos na coalhada com hortelã e alho

Doces

* Maamul (doce de semolina recheado com nozes/tâmara)

* Hestilós (doce de semolina com coco e amêndoas)

* Halawi (doce de gergelim) /

* Raha (bala de goma) /

Halawi

Halawi

* Mantecal

* Mantecal com tâmara /

* Ninho de amêndoas/damasco/nozes

* Faisalie (triângulo de macarrãozinho com nozes)

* Burma (enrolado de macarrãozinho com nozes)

* Figo turco (figo, açúcar, gergelim, erva doce e nozes)

Bebidas

Árak – Bebida típica com sabor de anis
Vinho
Água
Cerveja
Refrigerantes

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *