Após hiato de dois anos, Restaurante Brasil Norte retorna à Festa das Nações

São Mario
Após hiato de dois anos, Restaurante Brasil Norte retorna à Festa das Nações
3 de maio de 2017
Brasil-nordeste-1000
Apaspi apresenta os sabores do Nordeste na 34ª edição da Festa das Nações
4 de maio de 2017
São Mario

São MarioPor Matheus Souza / Ascom Fenapi

O Restaurante Brasil Norte é uma das novidades da 34ª Festa das Nações de Piracicaba. De fora das edições 2015 e 2016, o espaço tem agora como entidade responsável o Grupo Escoteiro São Mario, fundado em 1982 e com sede na Vila Rezende. A instituição participa pela primeira vez do evento, que ocorre entre os dias 17 e 21 de maio, no Engenho Central.

De acordo com o diretor do Grupo Escoteiro São Mario, Daniel Thome, o grupo conta hoje com cerca de 70 escoteiros, com idades que variam entre 6 anos e meio a 21 anos de idade. “Mantemos um Programa Educativo Escoteiro, que tem um caráter de desenvolvimento, formatado a cada faixa etária, nos aspectos físico, intelectual, social e espiritual da criança e do jovem, contou ele. “Dentro disso, os escoteiros passam a desenvolver uma série de atividades sociais, como arrecadação de alimentos, agasalhos e brinquedos, bem como ações que despertem a conscientização sobre o meio ambiente e a preservação da natureza”, contou ele.

O cardápio será formado por porções individuais de verdadeiras delícias da culinária brasileira, com ingredientes típicos da região Norte do país, como o bolo de macaxeira e o caribéu no arado. Toda preparação dos pratos e a gestão do restaurante ficará a cargo de uma equipe formada por 50 voluntários, “recrutados” entre os próprios pais dos escoteiros e integrantes do Grupo.

A Rainha da Brasil Norte, Maria Beatriz Florido (Foto: Adílson Silva/FotoPerigo

A Rainha da Brasil Norte, Maria Beatriz Florido (Foto: Adílson Silva/FotoPerigo

Ser protagonista na vida

A Rainha da Brasil Norte é a estudante Ana Beatriz Domingos Florido, 15, escoteira há quatro anos no Grupo São Maio. “Como escoteiros temos a oportunidade de fazer atividades que nos estimulam a contornar situações onde não contamos com muitos recursos, como acampar fora, fazer laços, nós e comida mateira (que não utiliza panelas para seu preparo). São coisas que hoje, com tanta tecnologia, muitos adolescentes acabam não tendo contato”, disse ela, que considera o “cargo” como uma responsabilidade importante dentro do contexto onde está inserido.

“É uma coisa muito legal, você conhece pessoas novas e tem a oportunidade de participar de um projeto de forma voluntária, algo que recebemos bastante estímulo na escola, dessa coisa de participar de projetos sociais e ser um protagonista na própria vida”, disse a jovem, aluna do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sud Menucci.

Sobre a 34ª Festa das Nações

Realizada ininterruptamente desde 1982, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes são revertidos integralmente às suas entidades responsáveis.

Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, o evento é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.

Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.

Saiba mais:

Home

http://www.facebook.com/festadasnacoesdepiracicaba

Restaurante Brasil Norte – Cardápio

Pratos

Batata frita com queijo e orégano

Caldo de mandioca

Mandioca, alho, bacon, calabresa e cheiro verde

Vaca atolada

Mandioca cozida, tomate, pimenta, cheiro verde, cebola e costela

Caribéu no arado

Mandioca, pimenta, tomate, carne bovina, cheiro verde e pimentões

Escondidinho de mandioca e carne seca

Doces

Açaí

Bolo de macaxeira

Bebidas

Sucos

(açaí, laranja, graviola, cupuaçu, morango, caju)

Água

Cerveja

Refrigerantes

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *