Apaspi apresenta os sabores do Nordeste na 34ª edição da Festa das Nações

São Mario
Após hiato de dois anos, Restaurante Brasil Norte retorna à Festa das Nações
4 de maio de 2017
Espaco-PIPA-01
Espaço Pipa traz ao público os sabores tradicionais do Sul do país na 34ª Festa das Nações
8 de maio de 2017
Brasil-nordeste-1000

Parceria inédita com restaurante especializado em comidas nordestinas é a novidade da entidade, que há 39 anos dedica-se aos deficientes auditivos

A Apaspi (Associação Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba) já está nos preparativos finais de seu Restaurante Brasil Nordeste na 34ª Festa das Nações de Piracicaba, que acontece de 17 a 21 de maio no Engenho Central. A novidade para este ano no espaço fica por conta da parceria com o Restaurante Porto do Norte na preparação dos pratos, verdadeiras delícias para quem deseja conhecer ou relembrar os sabores do Nordeste do brasileiro. Tudo isso a favor das crianças e jovens atendidos pela Instituição, presente no evento desde sua primeira edição, em 1982.

A Rainha da Brasil Norte, Isabela Camargo Pupin

A Rainha da Brasil Norte, Isabela Camargo Pupin

Fundada há 39 anos, a Apaspi trabalha em oferecer inserção e autonomia do deficiente auditivo na sociedade. A entidade é responsável atualmente por 50 pessoas, de recém-nascidos até jovens de 18 anos. “A Apaspi  foi fundada pela necessidade, na época, de um local que oferecesse atendimento especializado ao deficiente auditivo”, contou a presidente da entidade, Maria de Fátima Carvalho Esteves, há 35 anos na instituição. “Temos desde jovens até crianças recém-nascidas, que são encaminhadas até nós pelos hospitais já com o diagnóstico de surdez. A partir disso, ela recebe um tratamento especializado, que lhe fornecerá condições para viver com independência”, disse ela.

Os atendidos têm à disposição uma equipe composta por assistentes sociais, fonoaudiólogos e professores de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Em outra frente de trabalho a entidade atua no encaminhamento profissional de deficientes auditivos ao mercado de trabalho, em diferentes áreas.

Sabores Nordestinos

Bobó de camarão, baião de dois, vatapá. Essas e outras receitas com sotaques e sabores genuinamente nordestinos poderão ser encontradas no Restaurante Brasil Nordeste, que tem como Rainha a estudante Isabela Camargo Pupin.

A novidade deste ano é a parceria firmada entre a Apaspi e o Restaurante Porto do Norte, especializado nos pratos e quitutes da região. Além do estabelecimento, uma equipe formada por cerca de 60 voluntários, entre integrantes da instituição e pais de atendidos, compõe o grupo de trabalho dedicado aos cinco dias da Festa das Nações.

Sobre a 34ª Festa das Nações

Realizada ininterruptamente desde 1982, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes são revertidos integralmente às suas entidades responsáveis.

Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, o evento é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.

Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.

Saiba mais:

www.festadasnacoespiracicaba.com.br

www.facebook.com/festadasnacoesdepiracicaba

 

Restaurante Brasil Nordeste – Cardápio

Buffet quente e frio – por quilo

Vatapá (acompanha arroz)

Bobó de camarão (acompanha arroz)

Carne seca acebolada com farinha (acompanha arroz)

Baião de dois (acompanha arroz)

Arroz com carne desfiada / Arroz branco

 

Porções

Cuscuz de frango / carne seca (pequeno e grande)

Escondidinho de carne seca (individual)

Escondidinho frito (individual) – diversos recheios

Croquete de carne seca

Bobó de camarão (individual)

Casquinha de siri

Mandioca frita

Calabresa acebolada

Batata frita

 

Quiosque Nordestino

Porções fritas: batata, polenta e mandioca

Espeto empanado de frango

Coxinha de frango / Croquete de carne seca

Raspadinhas / Algodão doce

 

Bebidas: Água / Sucos / Coco natural gelado / Cerveja / Chopp / Refrigerantes Batidas e coquetéis Batidas no abacaxi

Avancê: Doces diversos / Acarajé / Espetinho de camarão / Tapioca (doce e salgada)

 

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *