Restaurante Alemão traz um cardápio caprichado e sucesso de público na Festa das Nações

Auma abre as portas de seu Restaurante África na 34ª Festa das Nações
28 de abril de 2017
São Mario
Após hiato de dois anos, Restaurante Brasil Norte retorna à Festa das Nações
3 de maio de 2017
Flag_of_Germany.svg

Lions

Por: Matheus Souza/Ascom Fenapi

Um dos espaços mais tradicionais da Festa das Nações, o Restaurante Alemão chega à 34ª edição do evento, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio no Engenho Central, com um cardápio germânico por excelência e o conhecido sucesso de público. Para dar conta do tamanho da festa – e do trabalho – o Lions Clube Independência, que administra o Restaurante, contará com um contingente de 200 voluntários, formado por seus associados e por integrantes das quatro instituições que mantém parceria.

Fundado em 1972, o Lions Independência desenvolve extenso trabalho social por meio de seu quadro de sócios – são 42 atualmente – que desenvolvem ações voltadas diretamente à comunidade e também por meio das entidades parceiras Vaccip (Voluntários em Ação Contra o Câncer Infantil de Piracicaba), Associação Ilumina, Lar Franciscano de Menores e Lar Escola Coração de Maria.

“Toda renda obtida nos cinco dias de festa é destinada à realização de diferentes ações no ano, desenvolvidas pelo próprio Lions ou no atendimento às entidades que apoiamos”, explicou seu presidente, Fábio de Oliveira. “Conseguimos viabilizar a compra de cestas básicas, custeio com alimentação, fraldas, viagens para exames e tratamentos contra o câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, além da compra de equipamentos para salas de aula, médicos e odontológicos”, destacou.

Uma tonelada de salsichas típicas e 20 mil litros de chope estão reservados para esta edição da Festa

O cardápio deste ano do Restaurante Alemão conta com 14 opções de pratos, desde as populares salsichas Bratwurst, até pratos mais elaborados como a Gefültes Hünchen (Frango recheado com espinafre e queijo, chucrute roxo, maçã com geleia de amoras, linguiça de frango e maçã, batata cozida no vapor e mostarda forte) e o Eisben, o joelho de porco defumado – que, em sua edição 2017, será assado após o cozimento.

Para acompanhar o menu, nada melhor que a bebida mais famosa da terra de Franz Beckenbauer e Michael Schumacher: o chope. Só em 2016, 18 mil litros foram consumidos acompanhando 800 quilos de salsichas – para este ano, a expectativa é de que o público consuma uma tonelada do embutido junto a outros 500 quilos de joelho de porco. 

Um sonho que se tornou realidade

Alemanha_Maria Clara Brasil Vicente (2)

A responsabilidade em representar a Alemanha na Festa das Nações 2017 está a cargo da estudante Maria Clara Brasil Vicente, 12. “Sempre participava dos jantares alemães promovidos na Festa, e quando via as Rainhas as achava maravilhosas. Foi quando neste ano recebi o convite, o que me deixou muito feliz”, disse ela.

Sobre representar um dos restaurantes mais populares do evento, ela não esconde a expectativa. “Estou muito animada mesmo com tudo isso. Ainda mais por fazer parte de uma iniciativa que, além de permitir a todos nós conhecer um pouco da cultura e dos costumes de tantos países diferentes, permite a todos ajudar a quem precisa”, explicou.

Sobre a 34ª Festa das Nações

Realizada ininterruptamente desde 1982, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes são revertidos integralmente às suas entidades responsáveis.

Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, o evento é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.

Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.

Saiba mais:

www.festadasnacoespiracicaba.com.br

www.facebook.com/festadasnacoesdepiracicaba

Restaurante Alemão – Cardápio

Pratos Frios

Schlachteplatte 1: Tábua de frios média com embutidos especiais da Berna, lyoner com pickles, lombo condimentado, pastrami bovino, lanjager, pepinos em conserva, acompanha pão preto e mostarda.

Schlachteplatte 2: Tábua de frios grande com embutidos especiais da Berna, lyoner com pickles, lyoner de aves, queijo, lombo condimentado, pastrami bovino, lanjager, pepinos em conserva, acompanha pão preto e mostarda forte.

Pratos Quentes

Eisbein: Joelho suíno, defumado e cozido com ervas especiais, acompanha salsichas branca e vermelha, chucrute, batata cozida no vapor e mostarda forte.

Kassler: Bisteca suína defumada e grelhada, acompanha salsichas branca e vermelha, batatas cozida no vapor, chucrute e mostarda forte.

Gefültes Hünchen: Frango recheado com espinafre e queijo, chucrute roxo, maçã com geleia de amoras, linguiça de frango e maçã, batata cozida no vapor e mostarda forte.

Wienerwürst: Salsichas cozidas ao vapor, chucrute, pão preto e mostarda forte.

Verschiede-Würstschen: Seleção de salsichas cozidas ao vapor: Viena, Oxford, Cipolatta, Cocktaill, pão preto e mostarda forte.

Kartoffelsalat: Salada alemã de batatas, salsichas cozidas ao vapor, pão preto e mostarda forte.

Linsensuppe: Caldo de defumados especiais com lentilha e batatas. Acompanha pão preto.

Lanches Rápidos

Grillwurst: Salsicha de vitela grelhada na brasa e mostarda forte.

Snack Deutsch: Lanche alemão de carne de vitela, chucrute e pickles.

Frikadellen: Bolinhos de carne de vitela temperados e cozidos ao vapor ao molho curry.

Kartoffelpuffer: Batata alemã tipo rosty temperada e frita em gordura vegetal, acompanha requeijão ou goiabada ou geleia de frutas.

Doces

Apfelstrudel (torta de maçã com massa folhada – com ou sem chantilly)

Bebidas

Água / * Refrigerantes / * Cerveja / * Chopp (claro e escuro) / * Steinhägner

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *